Nome: Randal Keith Orton
Data de Nascimento: 1 de Abril de 1980
Naturalidade: Knoxville, Tennessee
Residência: High Ridge, Missouri
Altura: 1.93 m
Peso: 111 kg
Finishers
- RKO
- Running punt to an opponent’s head
Signature Moves
- Body scissors
- Chinlock
- Dropkick
- European uppercut
- Falling clothesline
- Gutwrench elevated neckbreaker
- Jumping knee drop
- Randy Orton Stomp (Multiple stomps while circling a fallen opponent)
- Rapid forearm shots to head and chest of a seated opponent
- Rope hung spike DDT
- Scoop powerslam
Randal nasceu no dia 1 de Abril de 1980, em Knoxville, Tennessee. Filho de Elaine e “Cowboy” Bob Orton, é o mais velho de duas irmãs, Becky e Nathan. Os pais de Randy tentaram convencê-lo a afastar-se do wrestling, avisando-o que a vida no ring significava uma vida na estrada, longe da família. Mesmo contra a vontade dos pais, Randy foi para a Hazelwood Central High School, onde se tornou um wrestler amador.
Após a sua graduação em 1998, Orton alistou-se no Corpo de Fuzileiros Navais dos E.U.A. Aqui ele foi dispensado no ano seguinte, por desobedecer a uma ordem e foi para uma prisão militar durante 38 dias.
Princípio da Carreira
Orton fez o seu debut no wrestling em 2000 na Mid-Missouri Wrestling Association-Southern Illinois Conference Wrestling, em St. Louis, Missouri. Aqui foi treinado pela federação e pelo seu pai Cowboy Bob Orton. Esteve nesta federação só por um mês, onde fez combates contra wrestlers como Ace Strange e Mark Bland. Orton fez também de árbitro em alguns combates na World Organized Wrestling, promoção onde trabalhava o seu tio Barry Orton.
Em 2001, Orton assinou contrato com a WWE e foi enviado para o território de desenvolvimento, a OVW onde continuou o seu treino. Durante a sua estadia na OVW, juntou-se a Bobby Eaton e combateu contra Rico Constatino e The Prototype (John Cena) num Tag Team Title Tournament. Mais tarde veio a ganhar o OVW Hardcore Championship em duas ocasiões, vencendo Mr. Black no dia 14 de Fevereiro e Flash Flanagan no dia 5 de Maio.
WWE (2002-2003)
O primeiro combate televisionado de Orton foi contra Hardcore Holly na Smackdown de 25 de Abril de 2002. Era um wrestler face e enfrentou Hardcore Holly numa série de combates. Em Setembro de 2002, mudou-se para a Raw, onde derrotou Stevie Richards no seu debut na Raw. Em poucas semanas na Raw, Orton sofreu uma lesão no ombro, deixando-o de fora dos ringues durante meses. Enquanto recuperava, Orton continuava a aparecer na Raw no seu segmento, o Randy News Network em que aparecia semanalmente para falar da sua condição. Este segmento interrompia outros segmentos da Raw, causando lentamente o turn heel de Orton.
Depois de curar a sua lesão, Orton juntou-se a stable Evolution, constituída por Ric Flair, Triple H e Batista. O grupo mostrou o seu auge quando no Armageddon de 2003 todos os títulos da Raw pertenciam aos membros da Evolution. Orton passou grande parte de 2003 a ajudar Triple H a vencer desafios como Scott Steiner e Goldberg, que perseguiam o Título Mundial de Triple H. Juntou-se também a Triple H na Elimination Chamber no Summerslam, ajudando Triple H a reter o título.
Mais tarde, Orton intitulou-se de Legend Killer, afirmando que seria o futuro do wrestling profissional. A partir daqui começou rivalidades com vários wrestlers lendários e ganhou fama pelo desrespeito que tinha pelos mais velhos. No Unforgiven venceu Shawn Michaels, num dos vários combates Legend vs Legend Killer, com a ajuda do seu parceiro e mentor Ric Flair.
Por esta altura, Orton começou a usar um novo move, o RKO com o nome das suas iniciais. No dia 14 de Dezembro, no Armageddon, ganhou o Intercontinental Championship a Rob Van Dam, mantendo-o por 7 meses, o reinado mais longo do Intecontinental Title dos últimos 7 anos.
(2004 – 2005)
Orton continuou a sua gimmick de Legend Killer em 2004, desafiando Mick Foley. Conhecido pelos seus combates hardcore e pela habilidade de suportar terríveis dores, Foley desafiou Orton para um combate Hardcore Legend vs Legend Killer, no qual Orton acabaria por pôr o Título Intercontinental em jogo. Orton acabou por vencer Foley num combate sangrento que envolveu desde pioneses a arame farpado.
Em Julho, no Vengeance, Edge derrotou Orton para ganhar o Intercontinental Championship, pondo um fim ao reinado de sete meses de Orton. Depois de perder o Título Intercontinental, Orton tornou-se candidato principal ao Título Mundial e no Summerslam venceu Chris Benoit, tornando-se World Heavyweight Champion mais novo da história, com 22 anos. Na noite seguinte os Evolution fingiram uma celebração, para no fim revelarem que não estavam nada satisfeitos com a nova vitória de Orton. Ric Flair e Batista atacaram Orton enquanto que Triple H revelou que queria o Título Mundial de Orton. Triple H ordenou a Orton que entregasse o Título, mas Orton recusou, começando uma feud entre os Evolution e Orton.
No mês seguinte, Orton perdeu para Triple H o World Heavyweight Title no Unforgiven. No Survivor Series, Randy Orton, juntamente com Chris Benoit, Chris Jericho e Maven, venceu a equipa de Triple H, Batista, Edge e Snitsky num Elimination Match, ganhando o lugar de General Manager por um mês. Orton continuou a feud com Triple H, usando a sua autoridade como GM para pôr Triple H em combates pelo título e em grandes desvantagens. No New Year’s Revolution, Randy Orton participou na Elimination Chamber tendo a oportunidade de ganhar o título de Triple H mas acabou por perder após um Pedigree. Na Raw de 10 de Janeiro, Orton venceu Batista para ganhar outra oportunidade pelo World Heavyweight Championship no Royal Rumble, mas Triple H voltou a vencer Orton, retendo o título.
Orton começou uma relação com Stacy Keibler (kayfabe) e pouco depois uma feud com Christian em Fevereiro de 2005. Na Raw de 28 de Fevereiro, “Superstar” Billy Graham aconselhou Orton a fazer uma coisa que ainda nenhum wrestler tinha conseguido e Orton lembrou-se de tentar quebrar a streak de vitórias de Undertaker na Wrestlemania. Randy Orton voltou a fazer o heel turn quando fez um RKO a Stacy Keibler, deixando-a inconsciente, afirmando que aquele seria o destino de Undertaker. Depois de várias promos e ataques no ringue, finalmente na Wrestlemania 21, Undertaker e Orton enfrentaram-se, mas Undertaker voltou a vencer mesmo depois da interferência de “Cowboy” Bob Orton.
Na Raw seguinte Randy Orton anunciou que durante o combate com Undertaker, lesionou-se no ombro, mas mesmo assim foi obrigado a combater contra o Campeão Mundial Batista, perdendo depois de um Batista Bomb. Orton regressou, desta vez para a Smackdown, sendo a segunda escolha do Draft Lottery de 2005. Undertaker e Orton reacenderam a rivalidade entre os dois e no Summerslam tiveram um combate em que Orton venceu graças à interferência do pai, disfarçado de fan.
Dois meses depois, no No Mercy, Randy Orton e “Cowboy” Bob Orton venceram novamente Undertaker num Handicap Casket Match, em que logo após o combate, atearam fogo ao caixão onde estava Undertaker. No Survivor Series, Orton venceu o Classic Survivor Series Match e enquanto celebrava com os wrestlers da Smackdown, Undertaker saiu de um caixão em chamas, revelando que não estava morto. Esta feud foi finalizada num combate Hell in a Cell no Armageddon, em que Undertaker propôs retirar-se caso perdesse. Undertaker conseguiu vencer o combate, terminando com a rivalidade que já durava 9 meses.
(2006 – 2007)
Randy Orton participou na Royal Rumble de 2006, entrando com lugar nº 30 mas foi eliminado no fim por Rey Mysterio. Orton desafiou Mysterio a pôr a oportunidade pelo Main Event da Wrestlemania em jogo num combate e Mysterio acabou por aceitar quando Orton disse que o falecido Eddie Guerrero estava no inferno. O combate deu-se no No Way Out e Orton venceu, ganhando a oportunidade de lutar no Main Event da Wrestlemania 22. Mais tarde o GM da Smackdown, Teddy Long, adicionou Rey Mysterio ao combate Randy Orton vs Kurt Angle pelo Título Mundial e Rey Mysterio conseguiu vencer ao fazer cover a Orton.
No dia 4 de Abril, Orton foi suspenso por 60 dias devido a mau comportamento nos bastidores. Para disfarçar a suspensão, foi simulada uma lesão quando Kurt Angle “partiu” o tornozelo a Orton num combate. Mais tarde Orton veio a revelar que a suspensão foi resultado de fumar marijuana no backstage. Em Junho Orton fez o seu regresso na Raw onde começou uma feud com Hulk Hogan. Orton começou por fazer promos onde insultava Hogan e curtia com Brooke Hogan, a filha de Hogan. No Summerslam encontraram-se num combate Legend vs Legend Killer, no qual Hogan venceu.
Randy Orton e Edge juntaram-se como equipa, os Rated-RKO, para vencerem os DX, alegando que estes já lhes tinham custado várias oportunidades de se tornarem campeões no passado. Os Rated-RKO foram os primeiros a vencerem os DX desde a sua reunião e rapidamente dominaram a Raw, tornando-se World Tag Team Champions. Para acentuar mais a rivalidade, na Raw de 27 de Novembro de 2007 os Rated-RKO atacaram Ric Flair com uma cadeira, enfurecendo mais os DX. No New Year’s Revolution os Rated-RKO defenderam os seus títulos contra os DX, mas o combate foi declarado um no-contest, acabando com os Rated-RKO em muito mau estado na mesa dos comentadores.
Com Triple H fora de acção, os Rated-RKO continuaram a rivalidade com o restante membro dos DX, Shawn Michaels. No dia 29 de Janeiro, Michaels juntou-se a John Cena para ganhar os World Tag Team Titles dos Rated-RKO. Orton e Edge começaram a ser rivais devido aos seus objectivos de alcançar o WWE Championship. No Backlash Orton participou num combate Fatal 4-Way juntamente com Shawn Michaels, Edge e o WWE Champion John Cena, mas não conseguiu alcançar a vitória.
Orton continuou com o seu papel de Legend Killer ao atacar Shawn Michaels. Usando vários ataques na cabeça, incluindo um Elevated DDT e um pontapé na cabeça, Orton derrotou Shawn Michaels no Judgment Day deixando-o num estado inerte. Continuou com os seus ataques, desta vez em feuds com wrestlers como Rob Van Dam, Ric Flair, Dusty Rhodes e Sgt. Slaughter.
Na Raw de 23 de Julho, Randy Orton foi nomeado o candidato principal ao WWE Championship de John Cena no Summerslam. Semanas antes do combate, Orton atacou Cena em três ocasiões diferentes com o seu RKO, aumentando a rivalidade entre os dois. No Summerslam, Orton perdeu o combate após um FU de Cena. Na noite seguinte, Orton pediu um rematch ao GM William Reggal, mas este negou. Insatisfeito, Orton falou com Vince McMahon, que também negou dar um rematch, a não ser que Orton mostrasse que o merecia. Nessa mesma noite, Orton interferiu no combate de Cena atacando-o e pontapeou o pai de John Cena, que estava a assistir o combate.
No Unforgiven foi dada a Orton outra oportunidade pelo Título de John Cena e Orton venceu por desqualificação, quando Cena negou-se a obedecer a contagem do árbitro e não parou de esmurrar Orton num dos cantos. Depois do combate o pai de Cena xutou a cabeça de Randy Orton e graças a esta acção, Johnatan Coachman anunciou que no No Mercy iria haver um rematch num combate Last Man Standing.
No dia 1 de Outubro, Randy Orton fez um RKO a Cena na mesa dos comentadores e no dia seguinte foi anunciado que Cena se tinha lesionado, deixando o WWE Championship vago. Orton premiado com o WWE Championship, no inicio do No Mercy, mas logo de seguida perdeu-o para Triple H no primeiro combate do evento. Este reinado de Orton foi o terceiro mais curto da história. Mais tarde na mesma noite, Orton derrotou Triple H num Last Man Standing, tornando-se WWE Champion pela segunda vez.
Na noite seguinte Orton sofreu o um Sweet Chin Music do regressado Shawn Michaels, recomeçando a rivalidade entre os dois. No Cyber Sunday, Michaels teve a maioria dos votos e venceu o combate, por desqualificação de Orton que fez um golpe baixo em Shawn Michaels. No Survivor Series deu-se um rematch e Orton venceu com o RKO, combate em que caso Michaels usasse o Sweet Chin Music, o combate parava e nunca mais teria uma oportunidade pelo WWE Title, mas se Orton se desqualificasse propositadamente, perderia o seu título.
Na Raw de 19 de Novembro, Chris Jericho regressou à WWE e interrompeu a cerimónia da “passagem da tocha” de Randy Orton. Jericho revelou que queria o WWE Championship para “salvar” os fans da WWE de Orton. No Armageddon estes dois enfrentaram-se mas o combate terminou por desqualificação com a interferência de JBL, que atacou Chris Jericho.
(2008 – Presente)
Após semanas de uma intensa rivalidade, Randy Orton derrotou Jeff Hardy no Royal Rumble, retendo o WWE Championship. Nesta mesma noite John Cena regressou, venceu o Royal Rumble Match e recomeçou a feud com Randy Orton. Orton perdeu o combate contra Cena no No Way Out desqualificando-se de propósito. Na Wrestlemania XXIV, Orton venceu ao fazer o cover a Cena depois de um Pedigree e reteve o WWE Championship num combate Triple Threat com John Cena e Triple H. No mês seguinte, no Backlash, Orton acabou por perder o WWE Championship para Triple H num combate Fatal Four-Way Elimination, juntamente com John Cena e JBL. Depois de Randy Orton falhar a oportunidade de reaver o título no Judgment Day, voltou a enfrentar Triple H num combate Last Man Standing pelo WWE Championship. O combate correu mal para o lado de Orton, que acabou por perder e lesionou-se, ficando afastado dos ringues durante meses.
No Unforgiven, enquanto CM Punk fazia uma promo, Randy Orton interrompe-o e com a ajuda de Ted DiBiase, Cody Rhodes e Manu, acabou por chutar a cabeça de CM Punk deixando-o inconsciente e sem condições de defender o World Heavyweight Title. Orton regressou ao ringue no episódio da Raw de 3 de Novembro, num combate contra CM Punk, acabando por perder por desqualificação graças à interferência de Ted DiBiase. Orton não gostando da interferência de DiBiase pontapeou a cabeça deste, deixando-o fora dos ringues.
Durante a Raw de 1 de Dezembro, Orton propôs a Cody Rhodes e Manu que formassem uma aliança, a Legacy, e na semana seguinte venceram Batista e Triple H, os antigos parceiros de stable, num combate three-on-two handicap. Sim Snuka acabou também por entrar na stable, mas pouco tempo depois foi expulso juntamente com Manu. Estes dois não gostaram da decisão de Orton e atacaram Randy e Cody Rhodes, com a ajuda do regressado Ted DiBiase, mas este virou-se contra Snuka e Manu, anunciando o seu regresso à Legacy.
No dia 19 de Janeiro Randy Orton interrompe Mr. McMahon no ringue, exigindo um pedido de desculpas por parte de Stephanie McMahon por esta lhe ter dado um estalo na semana anterior. Por sua vez Vince McMahon ordenou a Orton que pedisse desculpas por interrompê-lo e por desrespeitar a sua filha. Orton recusou e quando Vince se preparava para despedi-lo, Orton respondeu com uma chapada e um forte pontapé na cabeça de Vince.
Chegada a Royal Rumble, Randy Orton saiu vencedor graças à ajuda dos seus parceiros da Legacy, eliminando por último Triple H. Na Raw seguinte Orton começou uma rivalidade com Shane McMahon que prometia vingar o seu pai. Depois de vários ataques dos dois lados, a rivalidade entre os dois culminou no No Way Out, num brutal combate No Holds Barred no qual Orton acabou por vencer.
Durante a Raw de 16 de Fevereiro, Shane desafiou Orton para uma rixa. Orton aceitou e com a ajuda de Cody Rhodes e Ted DiBiase, Shane acabou KO no ringue com outro dos pontapés de Randy Orton. Stephanie McMahon apreçou-se a ir ao ringue chocada com o estado do irmão e nisto Orton aplica-lhe um RKO, deixando outro membro da familia McMahon inconsciente. Após este ataque aparece o novo WWE Champion Triple H para defender a sua esposa, mas já era tarde de mais.
Sedento de vingança, Triple H foi à Raw na semana seguinte, onde perseguiu Orton, destruindo tudo pelo seu caminho com a sua marreta. Finalmente na Raw de 2 de Março, Randy Orton decidiu que iria enfrentar Triple H na Wrestlemania XXV, com o WWE Championship de Triple H em jogo, estipulando que Triple H não poderia tocar em Orton até o combate acontecer. O combinado não durou muito, pois após Orton e os Legacy atacarem Triple H na Smackdown, este durante a Raw seguinte foi à casa de Randy, onde o atacou, destruindo tudo à sua passagem.
Títulos
Ohio Valley Wrestling
- OVW Hardcore Championship (2x)
Pro Wrestling Illustrated
- PWI Most Hated Wrestler of the Year (2007)
- PWI Most Improved Wrestler of the Year (2004)
- PWI Rookie of the Year (2001)
- #1 na Lista PWI 500 (2008)
World Wrestling Entertainment
- World Heavyweight Championship (1x)
- World Tag Team Championship (1x) – com Edge
- WWE Championship (2x)
- WWE Intercontinental Championship (1x)
- Royal Rumble (2009)
- 17º Triple Crown Champion
Wrestling Observer Newsletter awards
- Most Improved (2004)
Nenhum comentário:
Postar um comentário